Da adolescência à idade adulta a acne é, para muitos, uma saga sem fim à vista, podendo tornar-se um motivo de baixa de auto-estima.
Quando a redes sociais incentivam à perfeição da pele, à cobertura e aos contornos, quem sofre de acne encontra na maquilhagem a prancha de salvação, investindo apenas no único objetivo de cobrir tudo o que faz sentir menos bem, independentemente de o estar a fazer da forma mais correta.
Afinal a Maquilhagem é ou não amiga da Acne?
Sim, pode ser a aliada capaz de contribuir para elevar a auto-estima e inclusivamente tratar as lesões, desde que os produtos escolhidos sejam adequados e bem aplicados.
A excessiva cobertura com bases e pós inadequados (que muitas vezes não são bem desmaquilhados) pioram o estado geral da pele e contribuem para o agravamento da Acne.
Por mais que o maior desejo seja olhar ao espelho e não ver nenhuma imperfeição o objetivo principal nunca deverá apenas cobrir tudo ignorando os sinais da nossa pele.
Há produtos e há técnicas que podem estar ao alcance de todos. Escolher bem deverá ser a opção.
Devo ser seguida por um dermatologista?
Sempre.
A Acne é uma alteração hormonal e qualquer descontrolo hormonal deve ser olhado e tratado de forma única.
Devemos sim estar sempre atentas aos sinais do nosso corpo, por forma a nos tornarmos os melhores entendedores de nós mesmos, mas @ Dermatologista saberá melhor do que ninguém a forma de tentar minimizar o problema ou, até mesmo, terminar com o problema.
Cuidado com os conselhos de profissionais representantes de marcas específicas, por mais que a intenção seja boa a verdade é que a venda de produtos também será um objetivo que pode sair caro…
Em que marcas devo investir?
Esta é a parte boa 🙂
Felizmente já existem marcas com bases e corretores (e não só) cuja composição é específica para lesões de Acne e que podem até contribuir para tratar o problema.
Fica já uma dica, produtos Oil Free e que digam Não Comedogénicos já é um bom começo mas a lista de ingredientes benéficos, ou prejudiciais, vai muito além disto.
Deixo aqui algumas referências de marcas a ter em conta: Bioderma, La Roche Posay, Vichy Dermablend, Cover-FX
Há técnicas específicas para aplicar maquilhagem sobre Acne?
Sim, há e nem sempre ver vídeos online são a resposta para conseguir os efeitos desejados.
A Acne revela-se em inflamações e mexer demasiado pode irritar, ou piorar, o estado das lesões.
Aprender técnicas de aplicação dos produtos é meio caminho para cobrir corretamente sem piorar o cenário do problema.
Que passos devo seguir para viver melhor com a Acne?
Quando a Acne persiste durante mais tempo do que o desejado ou surge tardiamente é fundamental:
1 – Procurar um Dermatologista para avaliar o grau do problema, atuando em possíveis soluções ou minimizando a gravidade das lesões.
2 – Respeitar o tempo dos tratamentos e cuidar da pele com os produtos adequados. Muitos tratamentos para a Acne secam a pele dos rosto e dos lábios, no entanto há muitos produtos complementares aos tratamentos que minimizam os efeitos secundários.
Criam-se novas rotinas mas tudo será por uma causa maior.
3 – Investir apenas em produtos de Maquilhagem benéficos para o problema e aprender a aplicá-los de forma correta.
4 – Sorrir, porque quando fazemos tudo o que está ao nosso alcance já estamos no Bom caminho e ver resultados que nos fazem sentir mais confiantes é incrível e é possível 🙂 Sei o que digo, falo com conhecimento de causa.
Se queres aprender técnicas para disfarçar a Acne, sem prejudicar a tua pele, fala com a Audaz 🙂 Estamos aqui por ti e para ti.
Um beijinho
Vania O.