A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada pelo cérebro. De forma mais ou menos consciente, a cor tem uma grande influência na nossa vida e no nosso quotidiano. Ela transmite-nos mensagens, informações e influencia o nosso estado de espírito. A própria psicologia já desenvolveu estudos sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções. Numa perspectiva mais informal, no nosso dia a dia, é inegável que, de facto, certas cores já estão tão associadas a determinada simbologia que faz com que, inconscientemente, julguemos a forma como são usadas de acordo com a simbologia que lhes atribuímos (um exemplo clássico: o preto que normalmente está associado ao luto, na nossa cultura). Para se dominar um pouco mais do mundo da cor, é interessante percebermos a simbologia de cada uma, isto é, o que ela nos transmite e as associações que a elas fazemos. Não raras vezes, damos por nós a escolher uma peça de roupa em função do nosso estado de espírito e da mensagem que queremos passar, mesmo que muitas vezes esta opção seja feita de forma inconsciente.
Genericamente falando, a esmagadora maioria das pessoas usa, sem qualquer problema, uma peça de roupa azul, mas nem todas as pessoas usam o vermelho ou o amarelo, por exemplo. Já paraste para reflectir se isto se deve a um mero gosto pessoal ou se este evitamento poderá ter uma motivação mais inconsciente?
De seguida, podes consultar a lista de cores e o simbolismo/ sensações associadas a cada uma:
Branco – simboliza inocência e pureza. Associa-se à paz, pureza, frio e limpeza.
Cinzento – simboliza estabilidade, sucesso e qualidade.
Preto – simboliza mistério e fantasia, está e associado à sofisticação, luxo e dignidade.
Amarelo – transmite calor, luz, optimismo e descontracção. É uma cor enérgica e activa.
Laranja – significa movimento e espontaneidade. É também uma cor enérgica e activa.
Vermelho – simboliza o orgulho e o poder. é a cor da paixão e do sentimento, do amor e do desejo. É uma cor enérgica, estimulante, que transmite confiança e controle.
Vermelho escuro – significa elegância, requinte e liderança.
Azul – simboliza maturidade, consciência e responsabilidade. Associa-se ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Roxo – simboliza a prosperidade, nobreza, respeito, criatividade e sensibilidade. É também a cor da espiritualidade e meditação, promovendo uma sensação de relaxamento
Rosa – significa beleza, saúde, sensualidade e romantismo, feminilidade e transmite empatia.
Salmão –significa felicidade e harmonia.
Verde –significa vigor, juventude, frescura, esperança e calma
Bege –associa-se à melancolia e ao clássico, transmite calma, passividade. É a cor ideal para quem trabalha com pessoas, pois promove a abertura e a comunicação
Dourado –associa-se ao ouro e à riqueza, simboliza o requinte e sumptuosidade.
Castanho –Simboliza maturidade, consciência e responsabilidade. Associa-se ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Prateado –associa-se ao que é moderno, à novidade, à inovação e às novas tecnologias. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção.
Dito isto, quando queremos trabalhar a imagem pessoal devemos ter sempre em consideração que a cor tem o poder de produzir influência no relacionamento com os outros. É necessário que ela se adeque ao público, à situação e ao contexto em que vamos estar inseridos, pois é fundamental quando vista como uma ferramenta adicional que nos permite reforçar ou influenciar as mensagens queremos passar para o exterior.
Vivi Diaz
Consultora de imagem