Nesta rúbrica vamos falar um pouco sobre o que afinal é isto do Coaching e perceber através de testemunhos reais de que forma é que o processo se realiza.
Eu sei que para quem nunca fez uma sessão de Coaching, isto pode parecer uma coisa meia estranha e abstrata, mas na verdade é algo bem mensurável e realista.
Podem encontrar várias definições do que é Coaching, por exemplo: aqui e aqui, mas acredito que a melhor forma de perceberem um pouco como isto funciona é através de casos práticos e testemunhos reais.
A Teresa (vamos chamar-lhe assim para manter a confidencialidade), veio ter comigo em fevereiro deste ano. Chegou apagada, tímida e carregada de uma culpa enorme, pelo ano que tinha passado. Atropelada por uma série de acontecimentos pessoais, ficou sem forças, culminando este desânimo na diminuição de clientes, trabalho e consequentemente menos faturação.
Na nossa primeira sessão, falámos e ela disse-me que precisava de motivação e de um plano para conseguir voltar a ser a Teresa que era no trabalho.
Fomos fazendo sessões regulares, usando técnicas de Coaching, Programação Neurolinguística e recurso a Psicologia Positiva com intuito de proporcionar à Teresa uma reflexão sobre si própria e autoconhecimento e depois disso trabalhar para resgatar toda a energia, segurança e qualidades que se tinham apagado nos últimos anos.
Em julho, quando terminámos o nosso processo, a Teresa já não estava igual. Algo tinha mudado. Passou acreditar nela, a valorizar-se e o brilho voltou a surgir.
Foi assim que vi este processo com a Teresa.
A semana passada enviei-lhe algumas questões para relatar como ela sentiu e viveu este processo. Podem ler abaixo a entrevista, sem qualquer edição da minha parte:
O que te levou a iniciar o processo de Coaching?
Iniciei este processo de Coaching por considerar que precisava de ajuda para analisar a situação da minha carreira e delinear um plano de acção com os passos necessários para avançar com mais segurança.
Quais os teus objectivos/motivação?
Os meus objectivos passavam pela necessidade de estruturar a minha carreira, analisar e tentar resolver alguns “pontos fracos” que não me deixavam avançar à velocidade desejada.
De que forma sentiste que o Coaching te ajudou a alcançar o que pretendias?
Senti que havia, desde o primeiro momento, um comprometimento para que os meus objectivos fossem alcançados. Que havia ali uma equipa a trabalhar para que as coisas acontecessem e tudo pareceu mais fácil e estruturado.
Quais os maiores benefícios que reconheces do processo?
A necessidade constante de autoanálise e de avaliação dos passos que damos que sempre resultam na melhor tomada de decisão e numa postura mais confiante.
E as maiores dificuldades que sentiste?
Não posso falar em dificuldades. Havia algum receio da minha parte de, quando terminasse as sessões, não conseguir seguir o plano e completar aquilo a que me tinha proposto.
Passados alguns meses de finalizar o processo como te sentes? Sentes mudanças no teu dia-a-dia?
Sinto-me francamente mais segura, mais reforçada na minha capacidade de trabalho, de análise de situações quotidianas, de tomada de decisões.
Se tivesses de descrever numa palavra o teu processo de coaching, qual seria?
Empoderador.
Como descreverias a Mónica enquanto Coach?
A Mónica é fantástica. Excedeu em muito as minhas expectativas. É extremamente dedicada, empenhada, incansável, com uma sensibilidade extraordinária que lhe permite avaliar diferentes possíveis abordagens com vista à melhor solução considerando as especificidades de cada um. É uma super Coach. Ponto assente.
Obrigada Teresa por te teres entregue de forma tão autêntica e genuína ao processo, o mérito do resultado é todo teu, eu só me limitei a fazer algumas perguntas.